sábado, 19 de setembro de 2009

Saúde - Influenza A



Como está a gripe A no Pará

Na terça feira , 15, aconteceu a reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Pará. Por proposição do Sindicato dos Médicos do Pará – SINDMEPA aquele colegiado discutiu a situação da Gripe A no Pará. A Coordenadora da Vigilância à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESPA, Ana Helfer, apresentou a situação atual da pandemia entre nós e as medidas que estão sendo tomadas para o enfrentamento. Veja a situação até o dia 09 de setembro de 2009:

• confirmados Influenza A H1N1 = 164
• confirmados por vínc. Epidem.= 84
• negativos = 443
• Influenza Sazonal = 13
• aguardando resultado = 143
• Óbitos = 02

Manifestei a preocupação da nossa entidade e afirmei que consideramos que as medidas ainda são insuficientes. Os dirigentes da SESPA não concordam com nossa avaliação, mas votaram favoráveis às seguintes propostas que apresentei, em nome do SINDMEPA:

1. Realizar intensiva e extensiva capacitação dos trabalhadores de saúde, particularmente dos médicos e equipe de enfermagem, principalmente em Belém e nas cidades pólo: Ananindeua, Castanhal, Tucurui, Marabá, Santarém, Redenção e Altamira;

2. Elaborar plano de contingência contemplando eventual aumento do número de casos graves que necessitem de leitos de terapia intensiva;

3. Implementar maciça campanha de esclarecimento à população sobre as medidas e atitudes para proteção individual e coletiva, inclusive utilizando rádio e televisão em horário nobre.


Fonte: SESPA
Autor: Waldir Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário