domingo, 30 de agosto de 2009

Marituba agora tem um centro de hemodiálise.



Por: Janete Moreira

Neste domingo (30), estivemos presente a inauguração do Centro de hemodiálise e da UCI Neonatal do Hospital Divina Providência: Eu, como diretora do Centro de Diagnóstico Ignácio Koury Gabriel, o prefeito de Marituba - Bertoldo Couto (PPS), a governadora do estado Ana Júlia Carepa, a secretária da SESPA - Silvia Cumaru, a secretária de saúde do município Círia Pimentel e outras autoridades.

O Centro de Hemodiálise terá 25 máquinas, em três turnos. A capacidade é de seis pacientes por máquina. O investimento supera 1 milhão de reais, R$ 640 mil dos quais são recursos do Estado.

Nos primeiros 30 dias, 20 pacientes que aguardavam vagas e estavam internados na Rede Hospitalar do SUS (Sistema Único de Saúde) utilizarão as máquinas; depois serão atendidos pacientes de Marituba e do entorno do município.

As 25 máquinas estarão organizadas da seguinte forma: 23 equipamentos em uma sala chamada sala branca (A), dois equipamentos na sala B (para pacientes com patologias que exigem máquinas específicas) e uma máquina reserva.

A Prefeitura de Marituba e o hospital fizeram a reforma e adequação do espaço para receber as novas unidades de tratamento.

UCI Neonatal - A Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCI Neonatal) do Hospital Divina Providência tem como objetivo principal diminuir o índice de mortalidade infantil no Pará.

A UCI Neonatal em Marituba terá 8 leitos e dará cobertura a cerca de 3.000 recém-nascidos, o que equivale a cobrir todos os recém-nascidos de Marituba (cerca de 1.748 nascidos vivos em 2007) e mais 1.000 crianças que necessitem dessa modalidade de atenção.

O Hospital Divina Providência é um Hospital Amigo da Criança (selo do Ministério da Saúde), isto é, cumpre os 10 passos para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno.

Segundo Bertoldo, o número de leitos destinados a população de Marituba que hoje é de 440 serão ampliados para 474 leitos. Esse aumento considerável, irá promover um aumento da demanda dos pacientes para a referida instituição, que faz uma parceria salutar com o município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário